Dicas de jardinagem

Na jardinagem, os termos sol pleno, meia sombra e sombra são muito utilizados. 
Entenda o que cada um quer dizer:

 

Sol Pleno: Quer dizer que a planta precisa de pelo menos, umas 7 horas diárias de sol incidindo diretamente sobre ela. O ano inteiro! Essa dosagem até pode ser um pouco menor no inverno, mas quanto mais sol, melhor.

Sombra: As plantas de sombra sobrevivem em ambientes de pouca luz nunca incidindo diretamente. Na jardinagem o termo "sombra" não quer dizer escuridão, caso isso aconteça elas tendem a não se desenvolver bem e contrair fungos e doenças.


Meia-sombra: As plantas desta categoria se conformam com apenas umas 3 horinhas de sol por dia. O resto do tempo podem ficar sob luz indireta.

IMPORTANTE: Nunca enxarcar o solo para que não haja apodrecimento das raízes.

 

 CUIDADOS COM SUCULENTAS:

- As instruções de cuidados com suculentas são generalizadas mas se cada variedade for cuidada de sua maneira, os resultados serão infinitamente maiores. Muita gente acha que ela não precisa de manutenção, mas precisa mesmo sendo com pouca frequência.


- Algumas preferem sol intenso e outras proteção do sol mas a maioria se adapta melhor com poucas horas de sol ao dia (em torno de 3 a 4 horas). Como a maioria das plantas, suculentas também podem pegar pragas e doenças, fique de olho nos sinais.


- Suculentas apreciam regas regulares, porém em pequenas doses e nunca jogue água diretamente na folha quando estiver sol pois ela queimará, molhe somente a terra.

- O momento de regar é sempre quando o solo estiver muito seco e evite jatos fortes de água pois podem danificar as folhas.

- Certifique-se que o solo está bem seco antes da rega para que assim evite o apodrecimento das raízes. 


CUIDADOS COM CACTOS:

- Assim como as suculentas, muita gente acha que os cactos não precisam de manutenção, mas precisam mesmo sendo com pouca frequência.

- Devido à enorme variedade de cactos, é difícil generalizar sobre as condições ideais para cada espécie e cada uma tem as suas preferências.


- Os cactos estão naturalmente acostumados a receber muita luze a maior parte deles conseguem sobreviver com menos luz, mas o seu crescimento será mais lento e nunca irão florescer.

- Se os cactos receberem demasiada luz, o lado exposto ao sol perderá a cor, resultando em queimaduras e isso pode causar marcas permanentes.- dentro de casa, os cactos podem geralmente ser mantidos em temperatura ambiente.

- No inverno é melhor mantê-los dentro de casa.- a causa mais comum para a morte dos cactos é o excesso de água.

- A maioria das pessoas acha difícil perceber quando é que os seus cactos necessitam de água e a melhor coisa a fazer é deixar a terra secar completamente antes de regar outra vez.

- Regas: verão: uma vez por semana  e no inverno uma vez por mês.


- Os cactos são vulneráveis as mesmas doenças e pragas que as outras plantas de casa e jardim, por isso é importante controlar regularmente os teus cactos.

- Fungicidas e pesticidas podem rapidamente erradicar insetos e pragas, mas tenha cuidado com as sobre-doses pois muitas vezes os cactos também morrem por causa desses produtos.

CUIDADO COM HORTALIÇAS.

- As plantas nem sempre precisam de espaço, porém não sobrevivem sem luz.

- O local escolhido para você para fazer a sua horta precisa ser iluminado. A maior parte delas necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol (se for possível, o sol da manhã ou do fim da tarde).

- Rega: isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte pois a evaporação devido ao calor vai prejudicar a alimentação das plantas.